Top

Como estão os meus ossos?

Densitometria Óssea

A densitometria óssea está disponível na Farmácia do Parque e é um teste que mede a densidade óssea através do conteúdo mineral dos ossos. Esta informação permite aferir se existe uma diminuição no peso dos ossos. Assim, este teste alerta para a possibilidade dos ossos estarem com susceptibilidade a fraturar.

Na Farmácia do Parque colaboramos com entidades que realizam testes rápidos e fiáveis para si. Entre em contacto connosco!

 

> SERVIÇO OCASIONAL, CONTACTE-NOS PARA MAIS INFORMAÇÕES <

 

O que esperar do rastreio de densitometria óssea?

Os testes de rastreio alertam para problemas com os ossos, antes de ocorrer uma fratura, ajudando a tomar medidas sobre o que fazer para prevenir problemas mais graves, como a osteoporose, por exemplo. Assim, o rastreio de densitometria óssea na Farmácia do Parque pode ajudá-lo a:

  • Perceber se tem ossos quebradiços ou frágeis ou até mesmo osteoporose, antes de sofrer alguma fratura;
  • Calcular a probabilidade de sofrer uma fratura no futuro;
  • Determinar a força e estrutura dos seus ossos;
  • Diagnósticar e verificar da evolução de osteoporose;
  • Verificar se a densidade óssea está a melhorar, a piorar, ou se se mantém igual;
  • Identificar se tem osteoporose a seguir a fraturar um osso.

A importância de medir a densitometria óssea

Há uma tendência para se pensar que os ossos não sofrem alterações, que são estruturas estáticas no nosso corpo. Contudo, a estrutura óssea do corpo está em constante transformação.

Assim, à medida que o corpo envelhece e, sobretudo nas mulheres, a capacidade de reposição óssea de cálcio é inferior àquela em que é gasta e os ossos ganham porosidade, tornando-se ocos e mais quebradiços. Em suma, este é o princípio da osteoporose. Desta forma, a osteoporose torna os ossos fracos e susceptíveis a fraturas. No entanto, há também casos verificados em crianças e adultos com densidade óssea diminuida, por motivos de doença que não a osteoporose.

No entanto, o problema com a osteoporose é que geralmente não apresenta nenhum sintoma característico. Deste modo e por regra, as pessoas não se apercebem da condição frágil em que se encontram os seus ossos, até um deles fraturar inesperadamente.

Em resumo, um rastreio de densitometria óssea serve exatamente para tentar prevenir estas situações e diagnosticar a condição geral óssea, atempadamente.

Contacte-nos e marque já o seu rastreio!