Top

Dor de garganta: origem, sintomas e como aliviar imediatamente

A  dor de garanta é um sintoma que ocorre com bastante frequência tanto em crianças como em adultos, pois é comum a várias patologias, tais como gripes, constipações, alergias, entre outras. Nem todas as dores de garganta têm a mesma origem, embora os sintomas possam ser semelhantes. Em todo o caso, as maneiras de aliviar imediatamente vão depender do tipo de inflamação, estado e localização da dor.

Este artigo explora a origem, descreve os sintomas mais comuns e expõe dicas para o alívio imediato da dor de garganta.

O que é uma dor de garganta?

Os problemas da garganta podem caracterizar-se por uma inflamação ao nível das amígdalas, da faringe ou laringe e por vezes do ouvido. Deste modo, a intensidade da dor de garganta pode variar entre uma sensação de garganta irritada, dificuldade em engolir ou falar e impressão ou dor no ouvido.

Contudo, a maioria das dores de garganta são de origem viral. Estas são altamente contagiosas e regra geral, resolvem-se naturalmente no espaço de uma semana. Nestes casos, a hidratação e uso de analgésicos ou anti-inflamatórios locais ou sistémicos são necessários para solucionar o problema.

Por outro lado, as dores de garganta de origem bacteriana são um sintoma de doença transmitida por exposição mais próxima e prolongada e, podem levar a complicações obrigando ao uso de antibióticos. Nestas ocasiões, recomenda-se sempre a consulta de um médico.

Nota: Sempre que houver um agravamentos dos sintomas da dor de garganta ou esta persistir por mais do que uma semana, deve ser procurado aconselhamento médico ou farmacêutico.

Quais as causas prováveis da dor de garganta?

Para se classificar e tratar devidamente a dor de garganta é necessário identificar os sintomas, pois estes podem ajudar a distinguir entre dores de garganta de origem não infecciosa e infecciosa.

 

Dor de garganta de origem não infecciosa

Há dores de garganta leves, que aparecem de forma repentina. Na sua maioria, são de origem não infecciosa e dentro destas causas, destacam-se as seguintes:

  • Alergias;
  • Refluxo esofágico;
  • Tabaco/álcool;
  • Uso excessivo da voz;
  • Secura da mucosa provocada por alterações na respiração;
  • Inalação de corticoides;
  • Uso de anti-histamínicos, diuréticos, antidepressivos e anti-parkinsónicos.

 

Dor de garganta de origem infecciosa

As dores de garganta de origem infecciosa pode ser de dois tipos: viral e bacteriana. De um modo geral, os sintomas são semelhantes e incluem:

 

  • Dor localizada;
  • Dificuldade em engolir;
  • Febre.

 

É, portanto, fundamental um diagnóstico correto para que o tratamento seja eficaz. Por isso, são necessários outros elementos para distinguir e avaliar se na origem da dor de garganta está uma infeção viral ou bacteriana.

Causas e sintomas de dores de garganta

Dentro das dores de garganta de origem viral e bacteriana destacam-se, na tabela abaixo, os principais sintomas e complicações que advêm de cada uma delas.

Consequentemente, identificando os sintomas, estes ajudarão na tomada de decisão em relação à escolha do tratamento mais adequado, de acordo com cada uma das infecções.

 

Origem da dor de garganta

BACTERIANA

VIRAL

Causas

∨ A infecção bacteriana (20% dos casos) surge por contaminação direta (aspiração de partículas contaminadas) e os agentes mais frequentes envolvidos são os Estreptococos do grupo A.

 

∨ Gripe (vírus Influenza, Covid-19);

∨ Constipação (Rinovírus, Adenovírus);

∨ Mononucleose (vírus Epstein–Barr), conhecida por doença do beijo e mais prevalente em adolescentes e jovens adultos;

∨ Herpes simplex:

∨ Infecção aguda pelo vírus HIV.

Sintomas

Intensificação da dor de garganta;

∨ Aumento do volume das amígdalas e tom mais avermelhado;

∨ Nódulos linfáticos no pescoço;

∨ Febre (>38°C);

∨ Dor a engolir;

∨ Perda de apetite;

∨ Placas brancas purulentas na garganta;

∨ Mau hálito

∨ Manifesta-se de forma moderada (irritação, ardor, sensação de secura, rouquidão) e por um período médio de  cinco dias;

∨ Habitualmente, acompanhada de outros sinais de infecção das vias respiratórias, como tosse, espirros, congestão nasal, conjuntivite.

amigdalite Farmácia Parque Online

O que fazer quando a dor de garganta não passa?

De uma maneira geral, quando a dor de garganta não passa, podem haver várias explicações. Contudo, mantenha a atenção nos sintomas para poder tomar a decisão acertada sobre o que fazer.

Geralmente, as dores de garganta virais melhoram espontaneamente após alguns dias, não provocando nenhuma complicação. No entanto, as dores de garganta de origem bacteriana podem causar diversas complicações, se não forem tratadas adequadamente. Entre estas, destacam-se:

 

  • Dificuldades respiratórias;
  • Disfasia ao deglutir (dificuldade em engolir);
  • Escarlatina (causada pela bactéria Streptococcus);
  • Febre reumática (ocorrendo sobretudo em crianças e jovens, podendo lesar as válvulas do coração);
  • Glomerulonefrite (perturbação da função do rim).
Nota: Alguns grupos de doentes têm um risco acrescido de complicações, pelo que devem ser de imediato consultados pelo médico se apresentarem dores de garganta, tais como: diabéticos, imunodeprimidos, doentes oncológicos e HIV positivos.

Dói-me a garganta, será amigdalite?

A amigdalite pode surgir em situações de exposição ao frio ou também por contacto direto com alguém infetado. Sendo assim, pode ser de origem viral ou bacteriana. Em ambos os casos, os sintomas são de:

  • Dificuldade em engolir;
  • Inflamação e inchaço das amígdalas e zona do pescoço;
  • Aparecimento de pontos brancos;
  • Febre;
  • Dor de ouvido;
  • Cansaço;
  • Tosse;
  • Mau hálito.

 

Geralmente a amigdalite dura 3 a 4 dias, sendo que é muito comum nas crianças e adolescentes, mas também pode ocorrer em adultos.

Nota: Hoje em dia é muito raro recorrer-se a cirurgia para remover as amígdalas. Estes casos são determinados pelo médico e somente em situações de amigdalites persistentes e severas.

O que tomar para o alívio rápido das dores de garganta?

Consoante a origem e gravidade, há duas vertentes de tratamento e alívio rápido das dores de garganta que se podem adotar: o tratamento farmacológico e o tratamento não farmacológico.

 

Tratamento farmacológico

O tratamento farmacológico para combater as complicações das amigdalites e/ou faringites bacterianas é sempre feito com antibióticos.

Nos casos de infeção viral, se os sintomas forem muito incómodos, pode-se recorrer ao uso de anti-inflamatórios de ação local ou sistémica, antissépticos ou anestésicos locais.

Nota: Nunca recorra a antibióticos quando tem uma dor de garganta de origem viral. Os antibióticos não têm ação se a infecção for causada por vírus e o seu uso sem prescrição, pode ter consequências negativas no seu sistema imunitário. Em caso de dúvida consulte sempre o seu médico ou farmacêutico.

Tratamento não farmacológico

O tratamento não farmacológico consiste em ações simples, caseiras, para aliviar imediatamente a dor de garganta mais ligeira, como por exemplo:

  • Ingerir líquidos a temperatura tépida, para uma hidratação adequada;
  • Evitar agentes irritantes (tabaco, álcool, bebidas muito quentes ou frias);
  • Limitar exposições a ambientes poluídos ou ventilados por ar condicionado;
  • Gargarejar com água morna salgada;
  • Fazer tratamentos com aerossóis para reduzir a secura da garganta.

 

As dores de garganta, suas origens e sintomas podem ser vários e por vezes não é fácil chegar a um diagnóstico acertado. Por este motivo, se sente dores de garganta, acompanhadas de mais sintomas e não sabe qual a sua origem, consulte o seu médico ou farmacêutico. Desta forma, consegue garantir um tratamento mais adequado ao tipo de dor que sente.

garganta e dor Farmácia Parque online

No Comments

Post a Comment